CONFECÇÃO DA DU-E ¹ – Após o recebimento da NF em .pdf e .xml, estes documentos são transferidos para o sistema Siscomex, que verifica os dados informados e os lançamentos no respectivo DU-e, com os dados informados na instrução de embarque. Dados como volumes, pesos, quantidades, e grandes diferenças cambiais não podem ser corrigidos por carta de correção de NF-e.
RECEPÇÃO DE NF-E, Normalmente o tempo entre a emissão da NF-e, e o recebimento/validação da NF-e pelo Siscomex, são aproximadamente entre 6h e 24h após o registro da NF-e.
EMISSÃO FITOSSANITÁRIO JUNTO AO MAPA – Baseado em informações como, Fatura Comercial, DU-e, BL, Formulário , abre-se o processo e aguarda a inspeção por fiscal do MAPA em área portuária ou armazém habilitado. Observação importante é que este documento não será emitido se o país importador não tiver regulamentação/legislação sanitária própria exigindo o Certificado.
EMISSÃO CERTIFICADOS DE ORIGEM – São diversos tipos de certificados aceitos por países importadores – o mais famoso é o FORM-A, o qual exige que o país importador exija tal documento, outros emitidos pelas câmaras de comércio e federações das indústrias são aceitos também.
EMISSÃO DO DRAFT DE BL – Após a emissão do DU-e, devido cadastro dos containers, lacres e taras dos containers, preenche-se os formulários via web, via sistemas diversificando em muito o tempo e a maneira de preenchimento, fato a se considerar quanto o fator Dead-line Draft é prioritário. Dependendo do destino das mercadorias, documentos como ISF e Lacey são exigidos, sua confecção também denota tempo de preparação.
COORDENAÇÃO ARMAZÉM/COLETA DE CONTÊINERES VAZIOS – Após o recebimento dos bookings de cargas, tem-se que verificar junto às agências a liberação do Booking e seus respectivos contêineres, após o agendamento e coleta das unidades, seus dados são repassados pelo armazém ou transportadora, e esta informação é inserida nos documentos de embarque.
REGISTRO DE CONTÊINERES NOS PORTOS DE EMBARQUE – Após o estufamento da carga nos respectivos contêineres, tem-se que enviar o container atrelado ao Booking e NF-e e DU-e, para ser aceito o agendamento de recepção pelo operador portuário.
EXPORTAÇÃO TEMPORÁRIA – Mercadorias com e sem valor comercial, para feiras e exposições, consertos e reformas, exigem que seja efetuado um processo administrativo junto à receita federal, para que em seu retorno ou outro situação seja regularizada a situação.
EMISSÃO DE FATURAS E ROMANEIOS DE CARGA (INVOICE & PACKING LIST) – Algumas empresas necessitam de auxílio/confecção na emissão destes documentos, se necessitar a Interchannel Logistics Services efetua este serviço também.
ENVIO DE AMOSTRAS – Se necessário a Interchannel Logistics Services, prepara pequenos pacotes, e a documentação para estes envios, é necessário a NF-e em .pdf e .xml